As eleições para a Reitoria na UFES se aproximam. Alguns pré-candidatos já circulam pedindo votos e apoios. O movimento AMPLITUDE UFES nasceu do desejo de muitos da comunidade universitária de construir um projeto que coloque a UFES no cenário das instituições mais avançadas e democráticas na oferta do ensino de qualidade, no desenvolvimento da pesquisa e na promoção de uma extensão que veicule de forma integrada o conhecimento produzido à comunidade externa. Isto é, queremos construir uma Universidade de qualidade que seja capaz de fazer com que os produtos da atividade acadêmica sejam respostas às necessidades sociais tornando-os acessíveis a todos.
A UFES cresceu, como muitas Universidades no País, no entanto, as estruturas internas, as normas estatutárias e regimentais estão ultrapassadas e a Universidade funciona basicamente por meio de resoluções. São textos frágeis, de fácil revogação deixando o funcionamento da Universidade a mercê de conveniências temporais. Unidades de ensino e novos cursos foram criados, aumentando significativamente as demandas acadêmicas e administrativas na Instituição. Nesse processo de crescimento a comunidade universitária não teve a oportunidade de projetar o futuro da Instituição. Muitas gestões se passaram e a comunidade não foi chamada a discutir os seus reais problemas e contribuir para a formulação de um projeto capaz de dar conta da aplicação dos recursos orçamentários de forma eficiente, transparente e descentralizada; de melhorar a qualidade do trabalho dos servidores no que se refere ao ambiente, as relações humanas, ao crescimento e desenvolvimento profissional; de atender aos estudantes de forma a garantir-lhes a permanência com qualidade, com mobilidade e com assistência estudantil nas diversas áreas; de garantir equipamentos e espaços físicos acessíveis a todos e em boas condições de uso e tantas outras questões que queremos e precisamos discutir para encontrarmos as soluções de forma coletiva.
Nossa intenção é fomentar o debate e interferir nos rumos da Universidade neste momento eleitoral e para além dele. Este é um espaço aberto para que todos nós possamos participar dessa construção. Divulgue nosso endereço: http://www.amplitude-ufes.blogspot.com/ e participe com sua opinião.
Até que enfim surgiu um movimento que tem coragem de uma campanha diferente. Espero que esse grupo seja capaz de produzir um documento coletivo de verdade. estou sentindo firmeza.
ResponderExcluirPara dar maior visibilidade ao Movimento Amplitude seria interessante fazer uma apresentação do grupo que o integra, inclusive por fotos. As propostas aqui postadas vem ao encontro de uma série de desejos e reivindicações históricas da/na universidade e em tempo com as mudanças já promovidas.
ResponderExcluirOlá, é importante resgatar as informações do Colégio Eleitoral (reunião dos Conselhos, CEPE, CONSUNI e de Curadores)para acompanhar os desdobramentos que se seguirão nesta eleição. O Colégio Eleitoral se reuniu na sexta-feira dia 06/05 e Aprovou: 1) a realização da consulta à comunidade (que chamamos de eleição); 2) o compromisso do Colégio Eleitoral em manter o resultado das urnas na confecção da lista tríplice que será enviada ao final do processo ao Ministro da Educação para a escolha do novo Reitor (é assim que a legislação prevê); 3) o sistema paritário para a escolha da comissão eleitoral: 3 professores, 3 estudantes e 3 técnicos administrativos somados a 1 representante da Adufes, 1 do DCE e 1 do Sintufes. São doze membros 4 de cada segmento; 4) o prazo para a eleição será estendido, ficou a cargo da comissão eleitoral apresentar o calendário que será enviado ao MEC, este calendário terá início na data da exoneração do atual Reitor e durante o processo as atividades da Universidade não serão interrompidas;5) dois princípios deve balizar as regras da eleição: ampliação do processo democrático e transparência em todo o processo (gastos com campanha, denúncias, etc..)
ResponderExcluirVi comemorações individuais e de grupos que se arvoraram os "donos" das propostas aprovadas, é legítimo. No entanto, havemos de pensar que a vitória está posta no debate e amadurecimento e das decisões coletivas. A vitória é da UFES, do próprio colégio eleitoral, que dentro das limitações (históricas, da burocracia, etc.) aprovou estas propostas e por ampla maioria. Portanto de forma coletiva construiremos, também, a UFES que queremos. Salve o MOVIMENTO AMPLITUDE UFES, uma proposta de construção coletiva de Universidade. Prof. Luiz Alexandre Oxley da Rocha - CEFD/DG - Conselheiro do CEPE
Parabéns pessoal, enfim, alguém com coragem de apresentar uma proposta em público.
ResponderExcluirMas ficou devendo uma proposta para as inundações do campus de Goiabeiras. Como resolver isso que sabemos ser o principal causador da mosquitada?
Os funcionários do HU pedem socorro. O que vocês pensam sobre a maior estrutura da UFES?
ResponderExcluirDia 19/05 o Colégio Eleitoral se reune novamente para decidir as normas e calendário eleitoral. Quatro questões nos chamam a atenção para este debate:
ResponderExcluir1) a primeira está relacionada a forma de participação da comunidade. Penso que para ampliar a participação e manter o princípio da paridade (1/3 de cada segmento) no resultado final da consulta não há outra forma a não ser pelo universo de votantes em uma eleição onde a participação é voluntária (o que se contrapõe ao universo do segmento). Explico melhor. Se os estudantes representam 1/3 da consulta mas apenas a metade vai votar e o pricípio é o do universo do segmento os ausentes acabam subtraindo a participação deste segmento. Se for pelo universo de votantes o percentual se mantem. Cabe aos candidatos e à própria comissão eleitoral mobilizar todos os segmentos para que não haja distorções.
2) A segunda diz respeito a necessidade de dois turnos na consulta. A quantidade de candidaturas já postas neste processo exige esta posição do colégio eleitoral sob pena de, em uma eleição com um único turno, o Reitor eleito não chegar sequer a 30% dos votantes!
3) A terceira diz respeito ao calendário eleitoral e o período da eleição: Penso que no primeiro semestre mesmo com o debate em andamento, só é possível manter o período de incrição das candidaturas. O primeiro turno em função do tempo para o debate poderia ser ainda ao final do mês de agosto tendo-se o segundo turno pelo menos 20 dias após.
Há uma outra discussão que devemos tocar em breve que trata da transparência do processo eleitoral e o controle de possíveis abusos do poder econômico.
Luiz Alexandre O. Rocha - DG/CEFD - Conselheiro CEPE
Estou em Brasília agora. As novidades sobre recursos para Assistência Estudantil e Comunitária são muito boas. Nossas propostas de reitoria estariam bem respaldadas. Principalmente no que se refere à Moradia e Creche.
ResponderExcluirNossa Chapa teve um grande apoio de todos os participantes do Forum. Há um consenso de que não é possível discutir eleição de reitor sem considerar a política estudantil.
Estamos na luta.
Pessoal,
ResponderExcluirEstá chegando a hora de os Conselhos decidirem o calendário das eleições. Assim que isso acontecer, nosso movimento se reunirá e decidirá a chapa. Logo após, se a chapa (Reitor e vice)tiver algum membro em Cargo de confiança, o mesmo será colocado à disposição do Reitor em exercício.
Alguém sabe da posição dos sindicatos e DCE nesta eleição? Já tem diretor se licenciando para aderir à candidaturas!!! Não há projetos a discutir? Foram oito anos de Rubinho e não há criticas à fazer? Espero que estas entidades, com o acúmulo que tem nos debates nacionais sobre a Universidade Pública no Brasil, possam ajudar a qualificar o debate!!! É inceitável que apenas se proponham a fazer "um debate entre os candidatos"! A ANDES não tem propostas para a Universidade? A FASUBRA não discute os rumos da Universidade brasileira? E a UNE, querem destruir sua história??
ResponderExcluirSaiu ontem, dia 17 de maio,no DOU a exoneração do prof. Rubens Rasseli, agora ex-Reitor da UFES. Portanto já temos, de forma temporária, um novo Reitor, prof. Reinaldo.
ResponderExcluirA Comissão Eleitoral solicitou o adiamento da Reunião do Colégio Eleitoral que aconteceria no dia 19/05. Aguardamos a nova convocação, que esperamos não demore. As campanhas ja estão na rua e não ha normas ou calendário.
ResponderExcluirNós daqui da UnB, também estamos nesse apoio por conhecer bem de perto as propostas desse movimento! Mesmo de longe, temos bastante orgulho do brotar desta semente de inclusão! Força!
ResponderExcluirPessoal,
ResponderExcluirO movimento está crescendo. Estamos recebendo convites para apresentarmos nossas propostas. Estivemos na posse da COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO CONTRA ACIDENTES NO TRABALHO do Hospital Universitário. O evento foi importante e vamos defender o funcionamento da comissão no interior, apesar de interpretações contrárias da burocracia.
Salve o Hospital Universitário.
Olá,
ResponderExcluirSobre as águas paradas no campus, a coordenação do movimento, após contato com apoiadores da área ambiental, defende a condução das águas de chuva para vários reservatórios através de calhas e tubulações. depois essa água poderá ser aproveitada nos serviços de manutenção e conservação dos prédios. Trata-se de um procedimento barato e eficiente. Muito utilizado na regiãodo semi-árido nordestino.
Vamos ampliar o debate.
Sexta-feira, 03 de junho, a partir das 10 horas, reunião na Adufes para posicionamento dos docentes e técnicos da Ufes sobre a ação da polícia no campus. Divulguem, por favor.
ResponderExcluirConselhos da UFES encerraram votação do projeto de resolução sobre as normas das eleições para Reitor. O voto paritário será sobre o universo de eleitores. As chapas que dependem do voto do estudante terá de remar um pouco mais. Afinal, a abstenção entre os estudantes é a maior ente os três segmentos.
ResponderExcluir